quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atualidades


Bio Ritmo se expande na América Latina

Rede de academias brasileira cresce no México e abrirá primeiras unidades no Chile






Foi em 2010, num evento no México, que o empresário Edgard Corona começou a esboçar os primeiros planos de internacionalização da rede de academias Bio Ritmo. Encontrou um parceiro ideal, um ambiente econômico positivo e um mercado em ascensão. Com a rede local Sport City, já inaugurou seis unidades no México e planeja outras 10 ou 12 até o fim do ano. Até 2014, serão 28 academias. Outra novidade vem do Chile, que terá 4 unidades até agosto.
"Estamos de olho na América Latina que dá certo, como México, Chile e Colômbia", afirma Corona, um engenheiro químico que estreou no mundo fitness em 1996. De lá pra cá, ele criou o maior grupo da América do Sul, com 200 mil alunos - em 2010, a gestora de recursos Pátria comprou 50% do grupo. No Brasil, são 83 academias espalhadas por seis Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Pará) mais o Distrito Federal. Até o fim do ano, serão inauguradas mais 33 unidades.
O foco do empresário, que começou no mundo dos negócios administrando usinas de açúcar e álcool no interior de São Paulo, é ampliar a inauguração da rede Smart Fit - um modelo inspirado nas academias americanas de baixo custo. Ao contrário das unidades Bio Ritmo, mais caras, as Smart Fit não oferecem aulas específicas para os alunos. A academia aposta em equipamento de qualidade para musculação e exercícios aeróbicos, como esteiras e bicicletas.
Diferença de custos. Para se ter ideia, enquanto a mensalidade da rede Bio Ritmo custa em média R$ 185, na Smart Fit o aluno pode pagar R$ 52. É exatamente este modelo que Corona está levando para o México e o Chile. Segundo ele, o retorno do investimento fora do Brasil é maior e muito mais rápido. "Os equipamentos são importados e lá custam metade do que aqui. O custo de construção e da mão de obra também é mais barato."
Por causa desses fatores, a montagem de uma academia no exterior chega a custar 35% menos do que no Brasil. A estratégia usada pelo grupo para expandir os negócios no México é a parceria com o grupo Sport City, sendo 50% para cada um. No Chile, onde o tamanho da população é menor, a alternativa foi apostar nas franquias. "Trata-se de um país com condições econômicas muito favoráveis, inflação baixa e muito organizado. Vamos experimentar as primeiras quatro unidades e ver como será o retorno." O mercado colombiano também está no radar do empresário, mas, por enquanto, não há nenhuma proposta fechada.
Alta na receita. A empreitada internacional de Corona tem surtido efeito nos números do Grupo Bio Ritmo. No ano passado, o faturamento da holding cresceu quase 70% em relação a 2011, passando de R$ 120 milhões para R$ 200 milhões. A expectativa para este ano é alcançar R$ 270 milhões - aumento de 35%. Para os investimentos previstos para 2013, o grupo já tem recursos garantidos. O planejamento para o ano que vem ainda precisa ser estudado.

Um comentário:

  1. Bio Ritmo é uma rede de academias brasileira fundada em 1996 na cidade de São Paulo. Atualmente conta com 22 unidades, sendo 19 delas na região metropolitana de São Paulo. Foi apontada em 2012 como a maior rede da América Latina.
    MARIA JULIA LAENDER LOPES

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