sexta-feira, 5 de abril de 2013

Guerra de Secessão - Estados Unidos

O que  é uma Guerra civil?

Uma guerra civil é uma guerra entre grupos organizados dentro do mesmo estado-nação ou republica,ou, mais raramente, entre dois países criados a partir de um Estado-nação que antes era unido.Uma guerra civil é um conflito de alta intensidade, muitas vezes envolvendo forcas armadas regulares, que é sustentado, organizado e de grande escala. Guerras civis podem resultar em um grande número de vitimas e no consumo de recursos significativos.

Guerra de Secessão - Estados Unidos
Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana foi uma guerra civil ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Nenhuma guerra causou mais mortes de americanos do que a Guerra Civil Americana, que causou um total de mortes estimado em 620 mil pessoas - cerca de 2% da população americana da época.

As principais causas que levaram a esse conflito foram que os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.

O conflito teve inicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. 

Consequências: A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

- A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

- O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.