sexta-feira, 5 de abril de 2013

Atualidades - por: Ana Paula Pires de Aguiar

Guerra civil na Palestina

por : Juan Chingo

quarta-feira 20 de junho de 2007

A política imperialista de encurralar o Hamas tem conformado em uma ameaça de guerra civil e em uma derrota militar para o Al Fatah na Faixa de Gaza, o que provoca um alarme a sua sustentação, o Estado Sionista.
O enfrentamento entre milicianos do Hamas e Al Fatah que ameaça deixar por terra o Governo de unidade palestina e sumir com a Palestina na guerra civil segue piorando frente aos chamados à "calma". Militantes do Hamas tem formado um túnel situado debaixo de um quartel das forças de segurança do Al Fatah, matando várias pessoas (13, segundo a agência Reuters) entre funcionários e milicianos do movimento do presidente palestino Mahmud Abbas.
Na quarta-feira, dia 13, ocorreu o episódio mais sangrento nos enfrentamentos entre os partidários do Al Fatah e Hamas, que custou a vida de mais de 60 pessoas nos últimos dias. Os distúrbios ameaçam desatar a guerra civil entre os palestinos, além de colocar em sério perigo o Governo de Unidade estabelecido entre ambas facções. Se teme que os distúrbios da Faixa de Gaza passem à Cisjordânia, que até agora permaneceu em relativa calma. Nos enfrentamentos resultou a morte de trabalhadores palestinos da ONU, o que fez com que essa organização tenha decidido suspender quase todas suas atividades na zona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.