quinta-feira, 4 de abril de 2013

Atualidades - Raio mata 30 bois em Paraná


Descarga elétrica mata 30 bovinos de corte no Assentamento Missões

Um raio matou 30 bovinos de corte na propriedade de Arlindo Lucci, no Assentamento Missões, em Francisco Beltrão. Os animais estavam ao redor de uma árvore e acabaram atingidos pela descarga elétrica. A tragédia aconteceu na manhã de domingo, 21. A carne desses animais até poderia ser consumida, entretanto, como Arlindo demorou a perceber que eles estavam mortos, todos os bovinos foram enterrados. "Eles nos ligaram e fomos supervisionar para ver se a morte não tinha sido causada por outra situação. Constatamos que foi descarga elétrica mesmo, pois todas estavam próximas à árvore que tem o sinal da descarga", diz Roseli Capelina Antoniazi, do escritório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Francisco Beltrão.
Ela visitou a propriedade ontem pela manhã e disse que os corvos já estavam atacando os bovinos. "Eles estão estufados e os corvos atacando. Essa carne poderia ser consumida desde que fosse constatada a morte logo em seguida da descarga. Agora os animais já estão em estado de putrefação precisam ser enterrados para não se tornar um problema de saúde pública", declarou. A prefeitura deslocou uma retroescavadeira até a propriedade para fazer esse trabalho e como não foi constatada qualquer doença, os animais foram enterrados no local. Os bovinos ficaram amontoados em virtude do raio e um, que estava distante um metro, também foi atingido.


Os proprietários foram avisados pelos vizinhos da situação. "Como estava chovendo domingo nem saímos de casa. Na segunda cedo o vizinho ligou falando que vários corvos estavam atacando os animais. Fomos ver e encontramos os 30 bovinos mortos", diz Leonir Lucci.
Seu pai, Arlindo, foi o primeiro a ver os animais. "Cheguei lá e já percebi que tinha algo errado. A gente conhecia casos onde dois ou três animais morriam por causa de raios. Nunca tinha visto isso", diz Arlindo. Eles tinham 110 cabeças de gado e 49 estavam no local onde aconteceu o acidente. "Não tem o que fazer, temos que torcer para não acontecer mais. Toda vez que vejo um raio agora fico assustado", lembra. No ano passado, a casa da família foi destelhada com um vendaval e, neste ano, aconteceu a morte dos animais. "Ainda não sei o prejuízo, mas eram animais grandes da raça tabapuã", lamentam.  
Referências bibliográficas:
http://www.jornaldebeltrao.com.br/regional/descarga-eletrica-mata-30-bovinos-de-corte-no-assentamento-missoes-79581/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.