sexta-feira, 5 de abril de 2013

Atualidades- Guerra na Siria

A guerra na Síria é algo abominável, em qualquer sentido. Como um governo pode utilizar as suas forças armadas, disparando contra o seu próprio povo? Isso é loucura completa.
Mas as guerras têm mostrado perfis horripilantes, para isso bastando a gente pensar na guerra da Bósnia, do Kosovo e das guerras tribais no continente africano.
Não dá para falarmos em civilização, em humanidade ante fatos como esse mas vamos ficar mesmo na questão da Síria. No momento em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai entrar na questão, pasme, mas Rússia e China não aceitam essa intervenção. Isso quer dizer, claramente, que esses países tem grandes interesses na Síria e que, portanto, a guerra lhes é benéfica.
Governada por um oftalmologista, filho de um general ditador, o atual governante da Síria consegue superar o seu próprio pai, tornando-se um déspota sanguinário contra o seu próprio povo. O mundo assiste a tudo isso, pouco podendo fazer.
Todos sabemos que as maiores vítimas dessa carnificina são mesmo os civis, muitos deles crianças, mulheres e idosos que nada tem a ver com a situação que está criada em seu próprio país. Pior do que tudo isso é a destruição de qualquer senso de humanidade que está ocorrendo, onde tudo passa a ser válido, especialmente no tocante a terríveis atrocidades.
Parar essa guerra é imperativo de bom senso, no mínimo, para tentar, por outros meios mudar a situação instalada. Tudo, no entanto, leva a crer que a situação vai se desagregar mais ainda, especialmente após uma suspeitíssima votação, altamente favorável ao governo atual.
Não nada disso vai conseguir parar essa brutalidade a não ser a utilização de bom senso o que é altamente duvidoso que possa existir. A Síria já está completamente isolada do mundo ocidental, onde um boicote tenta paralisar essa guerra.
Os países árabes condenam a guerra que está ocorrendo, até mesmo porque não vai levar a lugar nenhum, no momento em que mudanças estão em andamento em todo Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.