sexta-feira, 19 de abril de 2013

Arte-Cultura


Centro de Arte Moderna da Gulbenkian inaugura hoje três exposições


De acordo com a entidade, as três exposições abrem ao público na sexta-feira  e vão estar patentes até 07 de julho no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian  (CAM). 
"Razões Imprevistas" é o título da primeira retrospetiva dedicada a  Fernando de Azevedo (1922-2002), uma das figuras centrais do surrealismo  português e um dos elementos do Grupo Surrealista de Lisboa.  
Do trabalho realizado ao longo de seis décadas, o CAM vai apresentar  uma seleção de pinturas, ocultações (páginas impressas ou desenhos ocultados  parcialmente com tinta), colagens, desenhos, serigrafias, ilustrações, figurinos,  estudos para cenários e trabalho gráfico e uma escultura. 
O CAM vai também mostrar a exposição "A obra perdida de Emmerico Nunes",  com curadoria de Isabel Lopes Cardoso e José Pedro Cavalheiro, que reúne  um conjunto de 186 desenhos de Emmerico Hartwich Nunes (1888-1968), realizados  para o jornal alemão Meggendorfer Bltter. 
O centro vai ainda inaugurar na mesma altura a exposição "Galápagos",  que resulta de uma residência de artistas realizada ao longo de cinco anos,  em que a arte se cruzou com a ciência, o ambiente e a política.  
O projeto consistiu em convidar um conjunto de artistas para viver nas  ilhas durante um ou vários períodos, "desafiando-os a abordar criativamente  os conflitos existentes e a estabelecer pontes com as suas próprias realidades".
As residências decorreram entre 2007 e 2011 e envolveram doze artistas:  Jyll Bradley, Marcus Coates, Dorothy Cross (acompanhada de Fiona Shaw),  Alexis Deacon, Jeremy Deller, Tania Covats, Kaffe Matthews, Semiconductor  (Ruth Jarman e Joe Gerhardt) e Alison Turnbull.  
Paulo Catrica e Filipa César foram os artistas portugueses escolhidos  para participar neste programa, que tem como curadores Bergit Arends e Greg  Hilty.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.