segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Taxa de homicídios em todo o Brasil aumentou 7,6% no ano passado

Taxa de homicídios em todo o Brasil aumentou 7,6% no ano passado

Novos números oficiais serão divulgados nesta terça-feira (5).
Brasil teve mais de 50 mil pessoas assassinadas no ano passado.

Novos números oficiais que vão ser divulgados esta semana mostram que os homicídios aumentaram no país. Neste fim de semana, câmeras de segurança registraram mais um assassinato na Rodovia Anchieta, em São Paulo. Só no passado mais de 50 mil pessoas foram assassinadas no Brasil. É o maior número registrado em cinco anos.
Vanderlei Pantarotti de Medeiros trabalhava há 27 anos como pintor de automóveis em uma montadora no ABC Paulista. No sábado ele foi levar a sobrinha para almoçar de moto quando foi surpreendido por bandidos.
“No que o meu pai entrou na Anchieta ele levou dois tiros. A gente não sabe o motivo, se tentaram abordar ele antes ou não. A gente fica sem chão, não sabe o que pensar, o que fazer”, afirma.
A câmera de segurança de uma empresa gravou o momento em que a moto bateu na mureta e as vítimas ficaram caídas no acostamento. Primeiro uma moto passa bem rápido, e enquanto Vanderlei bate e cai, outra moto aparece nas imagens. Pode ser a moto dos criminosos.
Uma pessoa levanta rapidamente. É a sobrinha de Vanderlei. Logo em seguida alguns motoristas param para ajudar. Vanderlei morreu na hora e a sobrinha foi atingida na bacia, mas passa bem. Até agora ninguém foi preso.
O estado de São Paulo foi um dos responsáveis pela elevação da taxa de homicídios em todo o Brasil. O índice, que vinha caindo desde 2000, aumentou 14% no ano passado. Em todo o país foram mais de 50 mil assassinatos, um aumento de 7,6% em relação a 2011.
Esses números fazem parte do relatório que vai ser divulgado na terça-feira (05) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A taxa nacional de homicídios ficou em 25,8 mortes por cem mil habitantes. Dentre as cinco regiões, o Norte e o Nordeste lideram o ranking.
O destaque é para Alagoas, com 61,8 casos por cem mil habitantes. Por outro lado, o estado que mais reduziu a taxa de mortes foi o Espírito Santo, que passou de 41,1 para 27,5 assassinatos a cada cem mil habitantes.
O relatório revela também registros de crime contra o patrimônio, e os números são alarmantes. Só em 2012 foram mais de 556 mil casos de roubos a residências, veículos em geral, bancos e comércio.
“A forma de atuação conjunta, seja com uma, duas ou com várias polícias, depende de uma forte articulação entre esferas de governo. Se a gente a tiver envolvendo Ministério Público e Judiciário a gente consegue dar uma resposta mais forte mais intensa e com isso a gente consegue prevenir a criminalidade. Isso é o que acontece em estados que conseguiram reduzir suas taxas”, afirma.
A Secretaria de Segurança do estado disse que havia 23 policiais rodoviários fazendo a segurança da Anchieta. O relatório que vai ser divulgado é elaborado todos os anos com os dados que são enviados pelas secretarias de Segurança Pública dos estados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.