quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Atualidades.

Corpo do ex-presidente Jango é exumado

A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja, no interior gaúcho.
A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja, no interior gaúcho.
REUTERS/Edson Vara

RFI
O mistério sobre a morte do ex-presidente brasileiro João Goulart, conhecido como Jango, poderá enfim ser desvendado. Nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2013, o corpo do ex-presidente está sendo exumado por especialistas brasileiros, do Uruguai e da Argentina, em São Borja, no Rio Grande do Sul para investigar se ele foi envenenado.

A exumação dos restos de João Goulart acontece sob forte esquema de segurança, no cemitério Jardim da Paz de São Borja. Por causa do calor, ela começou muito cedo, às 6h da manhã. Os restos mortais de Jango serão colocados em uma urna que será levada para Brasília.
Além dos 12 peritos e de um observador da Cruz Vermelha, estão presentes familiares do ex-presidente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. “Este é um momento histórico. Todo país democrático precisa resgatar a verdade”, declarou o ministro da Justiça.
A exumação foi pedida por familiares de Jango e pela Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2012 para investigar os crimes cometidos pela ditadura brasileira, entre 1964 e 1985.
João Goulart assassinado?
João Goulart morreu em 1976, quando estava exilado na Argentina depois de ser deposto pelos militares em 1964. Oficialmente, ele sofreu um infarto, mas suspeita-se que o ex-presidente tenha sido envenenado por agentes envolvidos na operação Condor que coordenou a repressão dos regimes ditatoriais do Cone Sul.
A Comissão da Verdade diz que documentos apontam o possível assassinato de João Goulart. Essa tese é baseada principalmente no depoimento de um ex-agente uruguaio, Mario Neira, detido no Brasil por tráfico de armas, em 2008. Segundo Neira, Jango morreu envenenado por agentes uruguaios a serviço do Brasil em sua fazenda, em Mercedes, na Argentina.
Honras de Estado
Amanhã, os restos mortais do ex-presidente serão transportados para Brasília, onde haverá a coleta de amostras para exames. As análises toxicológicas serão realizadas no exterior.
Em Brasília, ex-presidente deposto pelos militares e morto no exílio será recebido com “honras de Estado”, uma homenagem que ele não teve direito há 37 anos. A cerimônia contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.