segunda-feira, 4 de novembro de 2013

artes

Dança e concerto da Escola de Cordas no Inhotim


Neste final de semana de feriado, o Inhotim apresenta uma programação cultural recheada de atrações. De 1º a 03 de novembro, acontecem três dias de apresentação do espetáculo de dança Espaçamento, dirigido pelo pesquisador, bailarino e coreógrafo pernambucano Claudio Lacerda. As performances acontecem na sexta e sábado às 15h, e domingo, às 11h, nos jardins do parque.
Também no sábado, 02, a Escola de Cordas do Inhotim se apresenta com a Orquestra Jovem do Sesiminas, às 14h, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx. A proposta da apresentação é proporcionar o intercâmbio entre as duas orquestras e ainda apresentar ao público os resultados das ações desenvolvidas com os jovens da Escola de Cordas - projeto cultural desenvolvido pelo Inhotim em parceria com a Vale.

Espaçamento - O espetáculo tem duração de 40 minutos é o resultado artístico da pesquisa Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista, projeto que dá continuidade à trajetória de experimentação de Cláudio Lacerda/Dança Amorfa e que foi inspirado em obras arquitetônicas da vertente desconstrutivista, que traz uma linha de produção pós-moderna iniciada no fim dos anos 80, caracterizada pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear, pelas formas não retilíneas.
Segundo o diretor do espetáculo, Claudio Lacerda, o Espaçamento surgiu com um potencial enorme para dialogar com diversas propostas de espaço cênico – galerias de arte, espaços abertos, sítios históricos, teatros e também para abarcar trilhas sonoras diferenciadas.

Escola de Cordas Inhotim - Desde julho de 2012 o Instituto Inhotim promove a Escola de Cordas, projeto que busca oferecer formação musical para crianças e jovens de Brumadinho e cidades vizinhas, por meio de metodologias que promovem o desenvolvimento artístico e humano. São oferecidas aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.
Atualmente, o projeto atende cerca de 90 jovens, prioritariamente estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 10 e 18 anos. São estudantes das cidades de Brumadinho (sede e zona rural), Bonfim e Mário Campos que participam das aulas práticas dois dias na semana, além de seminários teóricos de leitura de partituras, ritmo e harmonia.
A Escola de Cordas Inhotim tem como objetivos a formação da comunidade, fomentar a prática artística, ampliar o horizonte cultural dos jovens e possibilitar a socialização e integração social, por meio da música e ainda e um ainda a formação de uma Orquestra Sinfônica do Médio Vale do Paraopeba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.