domingo, 24 de novembro de 2013

Lorena Costa

Kenny Scharf

     
Kenny Scharf é um artista norte-americano nascido em Los Angeles, Califórnia em 1958. Formado pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque em torno de 1980, Kenny declara que possui o hábito de pintar desde que ainda era uma criança muito pequena, e afirma-se incapaz de lembrar de um momento de sua vida sem que vivesse para a arte. Suas obras consistem da cultura popular, baseada na ciência e suas curiosidades.



Scharf gosta muito de usar imagens de personagens retratados em desenhos animados de sua infância como os Flintstones e The Jetsons, trazendo um pouco daquilo que já é popularizado e conhecido para a composição de sua arte. Ainda hoje costuma levar os apreciadores de seu trabalho a analisarem cuidadosamente suas pinturas e refletirem sobre os limites e as intenções de quem os criou. Em 2001, Kenny lanço um desenho animado de sua autoria, "O Groovenians", ao qual teve a duração de apenas um único episódio.
Kenny Scharf foi a atração principal e considerado “figura chave” no cenário artístico do East Village de 1980, exibindo novas tendências na Fun gallery (1981) e Tony Shafrazi (1984), logo teve suas obras encomendadas por museus como o Whitney, que o escolheu para a Bienal de Whitney em 1985.
Fiel amigo do grafiteiro Keith Haring teve participação em um documentário "The Universe of Keith Haring" ou “O Universo de Keith Haring”. Em 2004, ele também apareceu no The Nomi Song, outro documentário, porém desta vez sobre o cantor de ópera Klaus Nomi. Atualmente o artista vive em Brooklyn, Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.