segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vídeo-arte abre dimensão paralela para fãs de futebol em Buenos Aires

Os amantes do futebol, acostumados com reuniões em estádios, clubes e bares para assistir os jogos, podem também saciar o fanatismo em um museu de Buenos Aires que apresenta uma mostra de vídeo-arte sobre o esporte, que chega ao Brasil em 2014.
A exposição "Futebol: o jogo só acaba quando termina", que pode ser vista até o dia 22 de setembro no museu da Universidad Nacional de Tres de Febrero, retrata a paixão e as implicações culturais do esporte no mundo todo.
A exposição, uma iniciativa do Instituto Goethe do Rio de Janeiro, reúne obras de 20 artistas de distintas nacionalidades com apenas uma coisa em comum: o futebol.
"A mostra aborda o futebol como um fenômeno social e cultural. Explora as intersecções entre futebol, arte e sociedade", explicou à Agência Efe a curadora do museu que apresenta a exposição, Diana Wechsler.
A mostra está centrada no tema a partir de perspectivas muito diferentes, desde uma questão estética até o papel social que o futebol tem em distintas comunidades.
Wechsler destacou dentro da mostra um curta-metragem que aborda o papel feminino no Afeganistão e aponta que as mulheres que jogam futebol são vistas de outra forma no país.
Trata-se da obra da artista alemã Lela Ahmadzai, que retratou os obstáculos cotidianos das jogadoras da seleção afegã feminina de futebol.
"A mostra é dirigida ao público em geral, mas é uma exposição de vídeo-arte contemporânea sobre futebol, por isso os amantes da arte e os fanáticos do esporte estão fortemente convidados", afirmou Wechsler.
A curadora destacou que os torcedores muitas vezes veem os jogadores como "deuses" e que há uma obra de Paula Delgado que se refere à questão.
Delgado retratou o goleador uruguaio Edinson Cavani como Jesus Cristo e colocou, frente à imagem, um tapete vermelho para que as pessoas possam se ajoelhar a rezar.
"Mais que qualquer outro esporte, e muito mais que outro tipo de fenômeno social, o futebol pode se transformar em arte devido a sua estrutura narrativa, sua linguagem rica em imagens e sua riqueza alegórica", explicou o alemão Alfons Hug, responsável por selecionar as obras para a mostra.
Hug detalhou que "a exposição, que apresenta fotografias, vídeo e arte sonora, se propõe a dar uma visão do futebol atual e de suas implicações sociais e culturais" e qualificou o futebol como "uma poderosa metáfora da vida real".
O diretor do museu da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Aníbal Jozami, afirmou que é possível apreciar "a riqueza de imagens, cores, emoções e a diversidade de situações sociais que inclui o futebol".
"Através da interpretação de artistas de diferentes países é oferecida uma perspectiva estética de grande qualidade sobre um fato social tão estendido", concluiu Jozami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.