segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Joinville ganha nova galeria de arte, a El Clandestino

Joinville ganha nova galeria de arte, a El Clandestino Diorgenes Pandini/Agencia RBS 

 

  O trecho ermo da rua Ministro Calógeras, na área central  de Joinville, aos poucos começa a ganhar vida. Entre prédios comerciais, salas fechadas ou casas abandonadas, surgem espaços para oxigenar a veia cultural da cidade.

É ali, escondida entre um conjunto de salas comerciais, no tímido número 289 que surge El Clandestino, a nova galeria de arte joinvilense, que abre as portas ao público no dia 22.

O espaço, diferente das grandes galerias, abriga no mesmo lugar a agência Patropi Comunica, que também atua na Capital, comandada aqui pelos designers João Guilherme da Costa e Sara Pinnow. O estopim para a criação da galeria surgiu após o evento INConsciente Coletivo, que reúne diversos artistas e designers. O casal percebeu que havia dezenas de artistas de região com talento mas sem espaço para divulgar seus trabalhos.

— Aqui um espaço completa o outro, percebemos que há uma conexão — explica Sarah.

A cada dois meses, dois artistas poderão expor suas obras no local. Para a estreia, o artista plástico e curador do Museu de Arte de Joinville, Adriano Horn, inaugura a parede branca com a série Árvores, com 12 telas de acrílica e óleo sobre papel e tela de algodão. Do outro lado da sala, Luis Gustavo Meneghim, monta sua exposição.

A ideia é estimular a rotatividade das obras expostas, para que mais artistas possam fazer parte da galeria e fomentar o espaço de cultura e arte da cidade. O casal também pretende ser a ponte entre o autor e o público, e também planeja ações de intervenção nas baladas próximas à galeria. A parede do estacionamento ainda está pálida, mas em breve servirá de tela para os interessados.

De acordo com João Guilherme, não há restrição de artistas ou objetos a serem expostos, desde que, obviamente, sejam adaptáveis ao espaço oferecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.