quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Copa e olimpíadas no Brasil                                                         "Os eventos deram visibilidade para a necessidade de melhorar a nossa infraestrutura. Vamos deixar um legado material visível para o País", disse ele, sem entrar em detalhes sobre atrasos em obras, principalmente no que diz respeito à Copa do Mundo.
Ele afirma que o legado imaterial também é importante. "Os eventos promovem um País que é a sexta, sétima economia do mundo e vai ajudar a ampliar relação comercial (do Brasil) com o mundo. Espera-se que o turismo, interno e externo, movimente cerca de R$ 9 bilhões somente durante a Copa do Mundo. Serão cerca de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros viajando pelo País", disse. "Copa do Mundo e Olimpíada têm impacto econômico extraordinário, inclusive no desenvolvimento econômico regional. Não é só um estádio", afirma.
Mônica Monteiro, gerente de relações institucionais e parcerias da secretaria municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, diz que o aprendizado com os Jogos Pan-Americanos de 2007 deve servir para que o legado seja efetivamente usufruído pela população.
"Queremos deixar um legado social maior, conseguir utilizar melhor aquilo que for disposto para os dois eventos". O Pan de 2007 deixou resultados bastante questionáveis. Seis anos depois, o estádio do Engenhão está fechado, com problemas estruturais, o Maracanã, que foi reformado para o evento teve os investimentos perdidos, já que foi praticamente reconstruído para a Copa e equipamentos construídos para o Pan são subutilizados, como o complexo aquático Maria Lenk.
Para a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB), os ganhos trazidos pela Copa do Mundo à zona leste da capital paulista são inquestionáveis. Lá, está em construção o novo estádio do Corinthians, local previsto para a abertura da Copa. "Nosso desafio é melhorar a qualidade de vida da população. São os nossos problemas. Os eventos devem ser vistos nessa ótica. Impulsionar o papel promissor que a cidade, o Estado e o País tem", diz ela.
Segundo Nádia, as obras de mobilidade no entorno do estádio e a revitalização da região vão pesar no desenvolvimento econômico da zona leste nos próximos anos. "Está nos planos da cidade a construção de um novo polo econômico na região.
Rodrigo Gouveia, membro do comitê paulista da Copa do Mundo, do governo do Estado, lembra que a Copa do Mundo vai consolidar a cidade como destino de grandes eventos internacionais. E que até a segurança pública deverá se beneficiar do evento.
"O centro de segurança integrado, que vai unir esforços da União, do Estado e município ficará à disposição de São Paulo após a Copa do Mundo. Será um ganho bastante importante, principalmente no que diz respeito à questão tecnológica", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.