terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atualidades

Qual legado a Copa do Mundo de 2014 deixará para o turismo?


A Copa do Mundo de futebol se aproxima a passos largos de sua realização no Brasil, em 2014. Um dos maiores (se não o maior) eventos esportivos do planeta acontecerá em nosso país pela segunda vez na história, a primeira foi em 1950, mas diferentemente da primeira Copa do Mundo por aqui, a de 2014 será com muito mais responsabilidades e visibilidade para o restante do planeta.
A preparação para o evento anda em passos de tartaruga, e isso preocupa aos brasileiros, à comunidade internacional, à imprensa e principalmente a FIFA (Federação Internacional de Futebol), que recentemente, através de seu presidente, Joseph Blatter, comunicou que a preocupação é grande com a movimentação das obras para a realização da competição.
Mas deixando de lado esses aspectos de tempo para a entrega das obras e pensando no que vai ficar para o povo brasileiro após a Copa do Mundo, vou deixar aqui a minha visão otimista sobre a importância de todas as obras que acontecerão nos próximos anos e como elas podem impactar, positivamente, para a expansão do turismo no Brasil.

Ampliação dos Aeroportos

Hoje, um dos grandes problemas do Brasil está na estrutura de seus aeroportos. Poucos são aqueles preparados para receber um grande volume de passageiros como é o esperado para o período de Copa do Mundo. Posso me atrever a dizer que apenas o Aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro e o Aeroporto de Guarulhos – São Paulo possuem tal condição.
Aeroportos no Brasil
Aeroportos no Brasil. Fonte: algaraviation.com.br
Sou residente em Curitiba e posso afirmar que hoje, o Aeroporto Afonso Pena, não possui condições para receber um grande volume de passageiros. Seja no terminal, como na pista ou nos portões de embarque.  Acredito que, com os investimentos programados, o Aeroporto Afonso Pena se tornará sim uma grande porta de entrada para o país, podendo receber com mais freqüência voos internacionais e aviões de grande porte, fomentando o turismo na região e aumentando a importância da região sul para o turismo local.
A mesma constatação para os outros aeroportos espalhados pelas cidades sedes da Copa do Mundo. Grandes reformas são necessárias, mas todas elas contribuíram para o crescimento do turismo em cada região.

Investimento em Segurança

A insegurança toma conta de nosso país. Mas posso afirmar que não é só o Brasil que sofre com isso, em todos os lugares do mundo a insegurança é presente. A diferença está em como as autoridades lidam com esse problema.
Segurança Pública
Segurança Pública. Fonte: luizfrederico.com.br
O Brasil precisa rever muito do seu planejamento de segurança pública. Algumas ações, como a desocupação dos morros cariocas pela polícia local, ajudam a melhorar a imagem do país perante os propensos turistas, porém, mais atitudes como essa devem ser tomadas e em todas as cidades que serão sedes do mundial.
Preparando a segurança para o período da Copa do Mundo, e tomando essa experiência para aplicá-la no dia-a-dia após o evento, o Brasil ganhará vários pontos com a opinião pública internacional, podendo assim esperar um aumento significativo no turismo, pois as belezas naturais e o entretenimento nós já possuímos, só nos falta prover a segurança necessária para nossos visitantes.

Melhoria nas estradas


As estradas do Brasil estão passando, nos últimos anos, por melhorias importantes, principalmente nos pontos estratégicos do país e também devido à privatização de muitas delas. Mais ainda é preciso muito mais!
Estradas no Brasil
Estradas no Brasil. Fonte: tribunadeituverava.com.br
O transporte por via terrestre será muito comum durante o período da Copa do Mundo, e também é muito utilizado por turistas que visitam o país. Daí surge à necessidade de se investir ainda mais para que as estradas ofereçam condições e segurança para todos aqueles que optarem pelo trajeto via estradas para acompanhar as partidas do mundial. Após essa grande mudança, todos os turistas que forem usufruir de nossas estradas poderão aproveitar muito mais o passeio, com segurança e praticidade.
Vale ressaltar também, que o investimento na educação no transito faz parte desse pacote de melhorias. Hoje, muitos acidentes são decorrentes de falta de atenção e desrespeitos às leis de trânsito. Portanto, um povo mais educado no trânsito é sinônimo de estradas mais seguras.

Transporte Público


Muitas das cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo enfrentam problemas com o transporte público. Ele será fundamental para o deslocamento dos turistas dentro das cidades, no caminho do hotel ao jogo ou aos pontos turísticos.
Transporte público de Curitiba
Transporte público de Curitiba
As cidades deverão investir em alternativas que faça com que o transporte público seja eficiente e mais objetivo, evitando transtornos e facilitando a vida dos turistas. Como moro em Curitiba, posso falar com propriedade do sistema de transporte público da capital paranaense. Hoje ele é modelo para o resto do país, mas mesmo assim precisa de mais investimento. É fundamental que tenhamos ônibus circulando em maior escala, para atender todos os pontos da cidade e que tenhamos também preços justos nas tarifas.
Outras alternativas para o ônibus são as linhas de metrô. Mas para as cidades que optarem por essa alternativa é bom se apressar, pois a Copa está chegando!
Mas o mais importante nisso tudo é que as cidades tenham a consciência de que o investimento não deve ficar restrito apenas ao período de Copa do Mundo. Vamos mostrar aos turistas uma organização que devemos manter após o evento, pois quando esse mesmo turista que vier para acompanhar seu país na Copa, optar pelo Brasil para passar as férias, ele vai procurar por toda aquela infra-estrutura que ele havia encontrado por aqui.

Investimento na rede hoteleira


E por fim, mas não menos importante, o investimento para o crescimento de nossa rede hoteleira. É fundamental apresentar os turistas, condições adequadas para recebê-lo bem, com conforto e praticidade.
Investimento nos hotéis do Brasil
Investimento nos hotéis do Brasil. Fonte: 3.bp.blogspot.com
Deve-se vir, por parte do governo, incentivos para que os hotéis possam ofertar serviços diferenciados e com qualidade superior àquela apresentada hoje. O Brasil possui muitos hotéis bons e já preparados para receber os turistas, mas nem todos possuem as mesmas condições para se hospedar em um grande hotel. Vários turistas guardam suas economias para fazer uma viagem especial em toda sua vida, e possivelmente, a estadia não está entre os maiores investimentos.
Hotéis bons e baratos podem ser fundamentais para atrair um maior número de turistas para o Brasil, e também estimular o turismo local. Por isso, o investimento nessa área, e depois a manutenção da mesma, trará muitos frutos positivos para o turismo no Brasil.

Conclusão

Esses cinco pontos levantados por mim pode gerar ao turismo do Brasil um crescimento significativo tanto no número de turistas internacionais, no incentivo ao turismo local, e principalmente, na receita com tantas pessoas viajando pelo Brasil. Vamos torcer para que nossos governantes consigam seguir a risca todas as recomendações de investimento em infra-estrutura para a Copa do Mundo e que quando prontas, e após a Copa do Mundo, tudo aquilo que foi feito possa ser usufruído pelos cidadãos brasileiros e pelos turistas que venham visitar nosso país.
Que o legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 seja lembrado por muitos anos e só traga bem-feitorias para o Brasil.

Um comentário:

  1. Muito boa a sua postagem Thiago, ajudou bastante a informar o que esse investimento todo que está acontecendo para a copa deixará para o brasil depois dela , e não só quando estiver ocorrendo.Valeu

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.