terça-feira, 17 de setembro de 2013

Artes_ PICHAÇÃO


A pichação é uma prática que interfere no espaço, muitas vezes desagradando os que são alvos de comentários, donos de paredes brancas, muros de estabelecimentos etc. A pichação subverte valores, é espontânea, efêmera e gratuita. Prática que tem como sua base as letras e formas diferentes que podem significar : protestos políticos, xingamentos aos que irão ler o que está no muro, protesto de gangs, simples vontade de sujar o espaço alheio entre outras coisas. Mas uma pergunta que muitas pessoas se fazem é de onde vem tudo isso? Quem foi o precursor desta prática?
Sabe-se que a pichação podia ser vista em paredes das antigas civilizações, portanto esta não é uma atividade contemporânea.  A cidade de Pompéia, vitima de um vulcão chamado Vesúvio, que entrou em erupção dia 24 de agosto de 79 d.C. ( por isso foi preservada.) tinha muros onde predominavam todo o tipo de pichação, como xingamentos, propagandas políticas, anúncios, poesias... se escrevia de tudo nas paredes. Até na idade média, na época em que a Inquisição  queimava as bruxas cobrindo-as de piche, os padres pichavam as paredes dos conventos que eram rivais, ajudando a expor suas ideologias e criticar doutrinas contrárias, governantes , ditadores e todo tipo de gente a quem se queria difamar.
A prática teve uma grande evolução após a Segunda guerra mundial, quando começou a produção de materiais em aerosol, assim tintas spray podiam deixar tudo mais rápido e fácil para quem costumava pichar. Durante a revolta estudantil de Paris, os gritos de liberdade dos estudantes eram também passados para os muros com os sprays , garantindo que as pessoas lessem e pensassem sobre as propostas dos revolucionários.
Na cidade de São Paulo, o picho se intensificou bem mais do que em outros lugares do mundo e tem atualmente uma definição diferente. Desde os anos 80 até os dias atuais, constantes mudanças relativas a sua forma e a seus adeptos, os valores entre os próprios pichadores mudaram bastante. Portanto em São Paulo existe uma prática característica da cidade, que teve todo um processo de criação e evolução. Agora a competição pela fama é tanta, que o que passa a Ter mais valor para os adeptos da prática já não é mais a quantidade, mas sim o grau de dificuldade que o pichador encontrava para realizar sua obra. Portanto os altos dos prédios começam a ser cobiçados, os edifícios mais altos da cidade como o edifício Itália foram pichados. Os porteiros, zeladores e seguranças eram facilmente driblados, os jovens eram segurados pelas pernas de cabeça para baixo, onde tinham de ser rápidos e eficientes, qualquer deslize significaria a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.