segunda-feira, 4 de março de 2013

Atualidades




Meteoro que caiu na Rússia era um tipo de asteroide comum


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
A queda de um meteoro na Rússia na última sexta-feira deu início a uma caçada sem precedentes por fragmentos da rocha espacial no entorno da cidade de Chelyabinsk, 1,5 mil quilômetros a Leste de Moscou. Ao longo do fim de semana, cientistas da Universidade Federal dos Urais encontraram 53 pequenas pedras enegrecidas na área em torno do buraco de oito metros de diâmetro na superfície congelada do Lago Chebarkul, que teria sido causado por um grande meteorito — como passam a ser chamados os restos de rocha que atingem o solo. Embora mergulhadores ainda não tenham localizado este fragmento maior, análise preliminar das pedras já encontradas, que têm entre 0,5cm e 1cm de extensão, revelou que o meteoro russo era um condrito, o tipo de asteroide mais comum na região do espaço ocupada pela Terra.










Pedaços de rocha porosa enegrecida encontrados em lago congelado seriam fragmentos do meteoro que caiu na Rússia na sexta-feira
Foto: ALEXANDER KHLOPOTOV / AFP/URAL FEDERAL UNIVERSITY/ALEXANDER KHLOPOTOV]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.